terça-feira, 12 de abril de 2011

Como despertar o interesse dos alunos pela Geografia?



Segue abaixo um trecho do texto  "O papel e o valor do ensino da geografia" de Pierre Monbeig. Essa parte que selecionei para compartilhar com vocês aborda a dificuldade encontrada em lecionar esta disciplina que, durante muito tempo (se é que ainda não), foi abordada de forma meramente decorativa. No entanto, vale destacar a diversidade de assuntos abordados pela mesma, que não se restringe apenas a decorar os Domínios Morfoclimáticos do Brasil ou saber o nome dos rios, montanhas, entre outros acidentes geográficos!

"Concordamos todos que, se a maior parte do público culto tem uma idéia mais ou menos exata do que são a biologia, a geologia, a economia ou a sociologia, o mesmo público não acompanha o progresso das ciências geográficas, quando não ignora sua existência. Para uns a geografia é confundida com narrativas de viajantes; um geógrafo é um explorador, a rigor um cartógrafo;  traz de suas viagens narrativas agradáveis de ouvir-se, sobretudo se tem a habilidade de ilustrá-las com belas imagens. Para outros, talvez mais numerosos, a geografia é uma lembrança extremamente penosa de sua infância. Seu nome evoca listas indigestas de nomes de lugares ou dados numéricos, lições atrozes que somente os menos inteligentes e os mais obstinados de nossos condiscípulos chegavam a recitar razoavelmente. Os espíritos brilhantes, ao contrário, mostravam-se rebeldes. E ficamos satisfeitos quando nossos filhos recebem uma nota má porque não souberam de cor a lista das estações da Central do Brasil entre Rio e São Paulo, ou as altitudes exatas dos vulcões andinos; a fraqueza em geografia é uma espécie de teste de inteligência!
Portanto, na melhor das hipóteses, a geografia é tida como a irmã intelectual do turismo. Na pior elas hipóteses, a geografia é uma tortura gratuita imposta às crianças e pergunta-se como seres sensatos puderam tornar-se geógrafos!  Se são corretos esses dois modos de ver, é claro que a geografia é inútil, quando não perigosa; é um absurdo ensiná-la, mais ainda praticá-la, e torna-se urgente fechar também os departamentos de geografia das faculdades de filosofia e instituições como o Conselho Nacional de Geografia! A menos que consigamos mostrar que a geografia contribui para o enriquecimento das mentes jovens e a sua formação. A menos também que possamos provar a sua utilidade num mundo onde toda e qualquer ciência é também uma técnica, onde toda pesquisa leva a dar um instrumento útil à coletividade. É mister, portanto, estabelecer o valor a geografia no ensino e determinar sua utilidade como moderno instrumento de trabalho".

Acesso em 12 de abril de 2011.

Um comentário:

  1. Esse trecho me lembra como foi abordado Geografia em dois momentos na minha vida de colegial: Maneira decorativa que eu era praticamente coagido a memorizar coisa que não entendia direito mas tinha que colocar na resposta da prova se não perderia ponto, e um segundo momento onde um professor meu Manoel Rocha,mostrou de maneira empogalnte a geografia não como um fardo de decorar mais entender os mecanismo e como se contextualizar no meio através dela, boa parte da noção de geografia fora meus estudo agradeço a ele pela abordagem.

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