domingo, 17 de julho de 2011

Avaliação: como fazê-la?

    


Um certo dia, logo que entrei na universidade, ouvi uma garota, que já me parecia estar saindo da graduação, dizer que detestava e era contra avaliação. Algumas semanas depois, um professor me disse a mesma coisa: era contra avaliação na forma de prova ou teste. Comecei a refletir acerca dessa polêmica e cheguei à conclusão de que provas e testes realmente não avaliam ninguém.
     Há tantas formas de se avaliar um aluno (vide seminário, mesa redonda, debate, trabalhos práticos em campo, entre outros), mas a maioria dos docentes mantêm a mesma postura aplicando testes e provas. Sou contra, primeiramente, pois não é fácil avaliar uma pessoa. E em segundo, pois creio que também é uma questão de sorte. Sorte. Quem nunca passou semanas estudando diversos textos e, logo aquele que você deu menos atenção, é o mais cobrado na avaliação? A nota acaba sendo baixa, mas isso o torna um aluno ruim? Acredito que não.
      Outra questão que observo, é a malandragem (rs). Sempre tem aqueles alunos que não aprendem com facilidade, apesar de serem esforçados e, com isso, acabam tirando nota baixa na prova (isso sem levar em conta o nervosismo, o velho "branco"). Já aquele grupinho do fundão, que conversa e bagunça durante a aula, acaba tirando notas maiores do que aquela garotinha tímida, que senta na frente, faz todas as atividades solicitadas e não conversa. Será que nesse caso a avaliação em forma de prova é realmente justa e eficaz?

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