domingo, 10 de julho de 2011

Oficina: Colégio Antônio Carlos Magalhães - ACM

                                              
                       
A oficina realizada no colégio ACM na Vasco da Gama, se iniciou em três etapas: primeiramente com a visita à escola, onde os integrandes da equipe se surpreenderam, com o estado e estrutura da mesma. Os comentários eram se "aquilo" era uma escola ou um presídio, devido à quantidade de grades que compunham o cenário escolar daqueles adolescentes.
     Após essa visista inicial e de certa forma decepcionante, conseguimos finalmente, já na terceira visita, assistir a uma aula. A aula era de artes em uma turma do sexto ano e, novamente, a equipe trocava olhares assustados. A sala era uma verdadeira bagunça! Os alunos não se importavam com a presença da professora que, com semblante cansado (para não dizer esgotado), tentava ministrar sua aula. Enquantos uns alunos arrastavam propositalmente as carteiras, outros brigavam, torcando ofensas verbais. Dava para contar na palma de apenas uma mão quantos alunos estavam copiando o apontamento. E ainda assim sobrariam dedos.
     Após esse contato inicial com os alunos, conversamos com a turma para saber qual tema lhes despertava mais interesse: meio ambiente ou cultura. O meio ambiente foi unanime e saimos de lá pensando em como despertar o interesse de uma turma tão complicada (segundo professores e funcionários, a pior turma da escola, com a maioria de repetentes). Começamos então a pensar ideias em relação à receptividade da turma, visto que, essa seria uma atividade que não valeria nota. Ficou combinado apenas entre a equipe que passaríamos um video e levaríamos algo para eles. Bombons, pipoca e afins, visando apenas tornar esse momento agradável e divertido para eles.
     No entanto, no dia da oficina surgiram alguns problemas estruturais. O datashow da escola não funcionava, assim como a tv pendrive. Tentamos tudo o que foi possível, mas não foi possível passar o video. Alguns alunos sairam da sala e outros ficaram. Então começamos a discutir o tema com esses "guerreiros" e ficou claro que um diálogo simples é muito eficiente. A nossa oficina que estava baseada em um video sobre a transposição do rio São Francisco e a seca no Nordeste, se transformou em um bate papo informal e muito satisfatório.
     Para quem quiser saber e conhecer um pouco mais sobre esse problema que atinge o Nordeste, o nome do documentário é "Caminho das Águas". Vou postar também o link do video no you tube para quem tiver interesse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário