domingo, 17 de julho de 2011

Métodos de Ensino

    


     O método de ensino, creio eu, está diretamento associado ao planejamento da aula. Primeiramento acredito ser necessário observar alguns fatores: a característica dos alunos (como a idade, religião, entre outros); a estrutura física local; disponibilidade de materias para se trabalhar; a natureza do conteúdo que vai ser trabalhado.
     Nesse contexto, o planejamento de aula é fundamental. A escola tem datashow nas salas? Ótimo, vamos trabalhar com imagens. A escola só dispõe de quadro branco e canetas, mas pode ser que consiga tv e dvd? Vamos aplicar outra metodologia, passar um vídeo, por exemplo. 
     O docente pode adotar diversos métodos de ensino em sua aula. Pode trabalhar com leitura, produção de texto, uso de imagens e vídeos, aula expositiva, entre outros. No entanto, o que de fato é relevante é aplicar um  método que se adeque melhor a uma determinada turma, pois a utilização de um vídeo pode ser eficaz em uma sala e não ter resultado em outra.
    Segundo o biólogo Piaget, quatro métodos de ensino são apresentados: métodos intuitivos ou  audiovisuais, métodos verbais tradicionais, métodos ativos e ensino programado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário